Clique em Curtir

Nova 6ª feira de repressão deixa 20 mortos na Síria

Cairo, 4 nov (EFE).- Pelo menos 20 pessoas morreram em mais uma sexta-feira de violência por disparos das forças de segurança nas manifestações que reivindicam a queda do regime do presidente sírio, Bashar al Assad, informou a ONG opositora Comitês de Coordenação Local.

Segundo esse grupo, oito civis perderam a vida na cidade de Homs, enquanto outras sete pessoas morreram em Kanaker, localizada na província oriental de Rif Damasco. Nessa mesma província, no povoado de Sebqa, um civil morreu.

Já na cidade de Hama, no centro do país, outras duas pessoas morreram. Sempre de acordo com os Comitês, duas pessoas foram assassinadas a tiros por francoatiradores do regime na província meridional de Deraa quando tentavam fugir do país em direção à Jordânia.

Os Comitês denunciaram que as forças de segurança atiravam indiscriminadamente contra os carros que deslocavam pela estrada de Homs rumo a Hama, apontando as armas para os veículos civis. Houve feridos nesses tiroteios, mas os Comitês não deram mais detalhes nem determinaram o número de vítimas.

Na localidade de Al Rastan, ao norte de Damasco, mais de 20 pessoas foram detidas após uma manifestação, concluiu o grupo opositor.

Em paralelo a esta nova jornada sangrenta, o Governo sírio ofereceu nesta sexta-feira uma anistia aos opositores que chegaram a pegar em armas mas não cometeram crimes violentos e que se entregarem nas delegacias de Polícia do país.

Em comunicado divulgado pela agência de notícias oficial "Sana", o Ministério do Interior sírio pediu aos "cidadãos envolvidos no transporte, venda, distribuição ou financiamento da compra de armas, e que não tenham cometido crimes de assassinato", que se entreguem "nas delegacias mais próximas".

As autoridades deram um prazo de uma semana - deste sábado até o dia 12 - para cumprir o chamado. O Governo promete que os manifestantes que se entregarem neste período e devolverem suas armas "serão postos em liberdade em breve, e isto será considerado uma anistia geral para eles".

Desde meados de março passado, a Síria é palco de revoltas populares contra o regime de Assad. A ONU indica que a repressão já deixou mais de 3 mil mortos, entre eles 187 menores de idade.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template by FRC VIDEOS |