Embora a confirmação não seja possível somente por causa da legislação eleitoral e das convenções partidárias, os discursos de ontem deixaram evidente que Renato Amary será o candidato a prefeito de Sorocaba pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). A filiação de Amary ao PMDB na noite de ontem, no salão de festas do Shopping M, teve status início de campanha e trouxe a cidade lideranças municipais, estaduais e nacionais da sigla.
Além de integrar ao quadro do PMDB sorocabano, Renato Amary foi empossado novo presidente provisório do diretório municipal do partido. O ex-presidente Osvaldo Duarte Filho será o secretário do PMDB em Sorocaba. Mais de setecentas pessoas, entre políticos e simpatizantes do partido, compareceram o ato de filiação.
O novo presidente do PMDB, Renato Amary (PMDB), quando perguntado se realmente será candidato a prefeito, desconversou, ao dizer que primeiramente será necessário reestruturar o partido na região, antes de falar em eleições municipais. Amary defendeu que o partido terá um candidato próprio e que o nome será escolhido na base. Ao ser perguntado novamente, sobre sua eventual candidatura, como nome forte do PMDB, respondeu: "espalhe isso".
Já o ex-presidente Osvaldo Duarte Filho, foi mais direto e disse que o diretório municipal vai apoiar a candidatura de Renato Amary na eleição de 2012. "O Renato, a princípio, é o candidato do PMDB e, ele só não será, se não quiser".
Duarte Filho indicou que, após a chegada de Renato Amary, o partido já está recebendo outras lideranças, como por exemplo do ex-vereador Moacir Luís. O presidente da Câmara de Sorocaba Marinho Marte (PPS) é outro nome que pode acabar no PMDB. Ontem no Shopping M, ele admitiu que já existe conversação, mas sua situação ainda não está definida. O seu nome inclusive foi "ventilado" como vice na chapa de Amary. "Ouvi dizer isso aí e realmente fiquei feliz, já que sou amigo do Renato. Mas minha vinda aqui hoje (filiação) é institucional, como presidente do Legislativo". O vereador Anselmo Neto (PP) também esteve ontem no Shopping M.
PSDB
Na sua fala ontem, Renato Amary, citou ainda que precisava de espaço político para trabalhar por Sorocaba, por isso resolveu deixar o PSDB e ingressar no PMDB. "Não guardo nenhum tipo de mágoas no PSDB e somos todos amigos. Mas a política é feita dessas mudanças".
Como presidente do PMDB de Sorocaba, missão recebida do vice-presidente do Brasil, Michel Temer - que esteve em Sorocaba no sábado e gravou um depoimento de apoio exibido ontem -, Amary será responsável pela reestrutução do PMDB em 20 cidades da região de Sorocaba, incluindo Itapetininga, Itu, Iperó, Laranjal Paulista, Votorantim, Tatuí, Cesário Lange, Pilar do Sul e Salto de Pirapora.
Mesmo dizendo que ainda não é candidato, Amary criticou o posicionamento do prefeito Vitor Lippi (PSDB), que em matéria do Jornal Cruzeiro do Sul de ontem, afirmou reduzir o ritmo do crescimento de Sorocaba para preservar a qualidade de vida, encaminhando para outros municípios da região indústrias interessadas em investir na cidade. "Aumentando nossos recursos, através de novas empresas, estamos conseguindo várias situações e uma delas é garantir emprego aos jovens. Temos que criar um desenvolvimento sustentável e não vamos virar Campinas, não! Não vamos virar nada se tivermos governos competentes para criar qualidade de vida". O presidente estadual do PMDB, Baleia Rossi, esteve em Sorocaba para participar da filiação de Renato Amary.
0 comentários:
Postar um comentário