O protesto dos moradores do distrito de George Oetterer afetou ontem a coleta de lixo em Sorocaba. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) informou que dez caminhões ficaram parados na estrada que interliga as duas cidades. Os veículos fariam o transporte dos resíduos domiciliares até o aterro da empresa Proactiva, em Iperó.
O sistema de coleta de lixo de Sorocaba atende às segundas-feiras o Centro, a zona Norte e parte das zonas Leste e Oeste. Isso equivale a 50% dos bairros da cidade. Deste total, metade dos imóveis é atendida pelo turno diurno e, a outra metade, pelo noturno. A previsão é que o atraso seria compensado ainda ontem à noite.
A estrada que faz a ligação entre Sorocaba e Iperó foi interditada às 9h40 nas proximidades do trevo de entrada ao distrito de George Oetterer. Os moradores da região fizeram uma barricada com pedaços de madeira e pneus e impediram a passagem de veículos pelos dois sentidos.
A auxiliar de cozinha Daianata Luiza de Lima, 24 anos, trabalha em Sorocaba e ficou impedida de viajar em consequência da paralisação. Segundo ela, ao avisar a patroa do protesto, foi demitida pelo telefone. "Ela (patroa) disse que eu não precisava ir mais", lamenta Daianata.
O motorista Cleber Aparecido Teles de Oliveira, 31, ficou preso com um caminhão carregado de areia. Ele saiu de Iperó com destino a Sorocaba e também avisou o seu chefe do imprevisto na estrada. "Já estou atrasado e ainda tenho mais três entregas. Não sei como vai ser", diz Oliveira.
O motorista Germano Ferreira dos Santos, 51, é funcionário da Secretaria de Saúde de Iperó e voltava de Sorocaba rumo ao Pronto Atendimento do município. "O que me resta é dar a volta e chegar ao meu destino pela rodovia Castello Branco", comenta Santos.
O transtorno dos motoristas só acabou às 11h27 com a liberação da pista, depois de um acordo entre os moradores de George Oetterer. Segundo a Polícia Militar, o trecho rumo a Iperó registrou aproximadamente 5 quilômetros de congestionamento. Muitos veículos resolveram não esperar a reabertura da estrada e retornaram a Sorocaba. (G.B.)
0 comentários:
Postar um comentário