Clique em Curtir

Obama finalmente nomeia representante especial para Mianmar

Washington, 15 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou finalmente um representante especial para Birmânia (atual Mianmar) para dar forma à nova estratégia da Casa Branca para esse país, que iniciou uma criticada transição política.

A Casa Branca enviou na quinta-feira ao Senado a nomeação do subsecretário adjunto de Defesa para Assuntos de Segurança na Ásia e no Pacífico, Derek J. Mitchell, que, se receber o sinal verde da Câmara Alta terá que se encarregar de pressionar a favor de reformas democráticas em Mianmar, país com o qual os EUA mantiveram uma relação tensa e onde opera ao nível de encarregado de negócios.

Mitchell desenvolveu uma carreira no Departamento de Defesa marcada por sua experiência na Ásia, especialidade que começou a desenvolver na universidade e que foi ampliando no Pentágono como diretor de país para China, Taiwan, Mongólia, Hong Kong, Japão, Filipinas, Indonésia, Malásia, Brunei e Cingapura, entre outros cargos de relevância que ocupou desde 1998.

Até agora o secretário de Estado adjunto para a Ásia Oriental e o Pacífico, Kurt Cambpell, foi o encarregado de delinear a política dos EUA em relação a Mianmar e viajou duas vezes ao país.

O Congresso dos EUA aprovou em 2008 uma lei sobre Mianmar que endureceu as sanções contra a Junta Militar e criou a posição de enviado especial.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Template by FRC VIDEOS |